Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Os direitos do consumidor na hora do cancelamento de contrato com operadora de TV a cabo

Publicado por Meri Tochetto Cardoso
há 6 anos

MULTA RESCISÓRIA DE CONTRATO COM OPERADORA DE TV A CABO PRECISA SER PROPORCIONAL AO VALOR E AO TEMPO DE CONTRATO.

O STJ decidiu recentemente que a multa paga pelo consumidor em caso de rescisão de contrato de TV a cabo ainda no prazo de carencia, mesmo em período anterior à regulamentação do assunto pela Anatel, deve ser proporcional ao valor do benefício e ao tempo restante para o término do plano.

No caso julgado, uma operadora de TV a cabo recorreu da condenação de indenizar seus consumidores pelos danos materiais causados pela cobrança de multa rescisória fixa. O ministro relator da matéria, Luis Felipe Salomão, manteve o acórdão estadual que decidiu pela condenação da empresa a ressarcir os clientes que foram cobrados de forma indevida.

Além de criar precedente para consumidores em situação semelhante, a decisão vale para clientes da Net Rio que, entre 2003 e 2011, foram obrigados a efetuar o pagamento integral da multa fidelidade independentemente do prazo de carência cumprido.

O STJ entendeu que a cobrança integral da multa, sem computar o prazo de carência parcialmente cumprido pelo consumidor, coloca o fornecedor da TV a cabo em vantagem exagerada. “Desse modo, na linha do entendimento perfilhado nas instâncias ordinárias, reconheço a ilicitude/abusividade da cobrança integral da multa fidelidade”, declarou em seu voto o ministro Luis Salomão.

Em 2014, a Anatel expediu a Resolução 632 para obrigar as prestadoras de serviço de TV a cabo a calcular a multa de rompimento do contrato de fidelidade proporcionalmente ao valor do benefício concedido e ao período restante para o decurso do prazo mínimo estipulado.

A partir dessa data, a Net Rio passou a seguir a orientação da Anatel, o que restringiu a indenização dos consumidores – que pagaram a multa integral nos anos anteriores à publicação da resolução da Anatel.

O ministro ressaltou a importância do direito básico do consumidor à proteção contra práticas e cláusulas abusivas, que consubstanciem prestações desproporcionais, cuja adequação deve ser feita pelo Judiciário a fim de garantir o equilíbrio contratual entre as partes.

FONTE: STJ - INFORMATIVO 608

  • Sobre o autorAdvogada especializada em questões previdenciárias e cíveis
  • Publicações2
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações493
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-direitos-do-consumidor-na-hora-do-cancelamento-de-contrato-com-operadora-de-tv-a-cabo/512988358

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 9 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Cível: AC XXXXX-16.2022.8.26.0562 Santos

Tomaz Chaves, Advogado
Artigoshá 9 anos

3 carreiras para o bacharel em Direito que não quer trabalhar em escritórios

Sergio Bautzer, Delegado de Polícia
Artigoshá 7 anos

Como me tornei professor de "cursinho"!

João Alfredo Ribeiro Pereira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Contratei um plano de internet com fidelidade e quero cancelar, devo pagar multa?

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 7 anos

TV a cabo: multa por quebra de fidelidade tem de ser proporcional mesmo antes de regulamentação da Anatel

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)